Acompanhamento INTENSIVO, em Grupo

Maria Ribeiro
hypnobirthing
57.00 €
  • 51 students
  • 37 lessons
  • 0 quizzes
  • 5 hour duration

IG. 0 Porque é tão eficaz?

Segue uma explicação muito simples que demonstra como funciona o Hypnobirthing e a sua eficácia.

Há milhares de anos que estamos programados para a sobrevivência humana e que, perante uma possível ameaça, respondemos com este instinto.

É um reflexo inconsciente que acontece, frequentemente, durante várias situações na nossa vida. Por exemplo, quando vamos a uma entrevista ou um exame, quando ficamos com medo ou, simplesmente, quando nos entregamos aos nossos pensamentos e imaginamos cenários desconfortáveis.

E o que é que acontece nestes momentos?

Recorda-se do seu coração bater mais depressa, a sua respiração ficar mais rápida ou sentir um ligeiro frio na barriga? Pois é. Estas são algumas reações involuntárias que acontecem quando o seu corpo encara uma situação como uma possível ameaça.

E, para isto, não precisa de estar, efetivamente, em perigo.

Basta estar desconfortável ou imaginar um contexto que a deixa insegura, que o seu corpo vai responder de forma emergente, ativando este “modo de sobrevivência”.

Quando a Mulher engravida, a cultura e os media tendem a apresentar o parto como um acontecimento traumático e doloroso. Estas crenças, o receio do desconhecido e um ambiente de gravidez inadequado, geram, na grávida, uma mensagem inconsciente de uma possível “ameaça”. Mesmo sabendo que não é o caso, tudo isto surge de forma totalmente involuntária, tornando-se altamente improdutivo no nascimento.

Assim, na hora do parto, a maioria das mulheres entra, instintiva e involuntariamente, em “modo de sobrevivência” dando origem a alterações físicas no fluxo sanguíneo, na respiração e na tensão muscular.

Por outro lado, o parto progride com uma hormona chamada Ocitocina, que é fundamental para o bom desenvolvimento de um nascimento. Para ocorrer esta produção, a mãe deve estar tranquila, pois, em caso de tensão, não é produzida Ocitocina suficiente para tornar o parto confortável.

Durante o nascimento, os músculos do útero estão em plena atividade e, tal como qualquer outro músculo, precisam de hidratação, energia e boa irrigação sanguínea.

Ora, o “Sistema de Sobrevivência” provoca exatamente o oposto porque os torna tensos e com pouca irrigação, cansando-se mais facilmente e criando muito desconforto físico.

Perceba, no vídeo abaixo, a diferença entre os músculos que trabalham em tensão e os que trabalham em relaxamento.

É importante que me acompanhe neste exercício para que sinta, no seu próprio corpo, a diferença entre um trabalho de parto em tensão e um trabalho de parto em relaxamento.

Este é um dos pontos mais trabalhados no Hypnobirthing: evitar que mãe ative o seu sistema de sobrevivência com um conjunto de técnicas que usa nas várias fases do parto. Eliminando a tensão que provoca alterações hormonais improdutivas, o nascimento torna-se, obviamente, mais rápido e mais confortável.

Como já entendeu ao fazer o exercício acima, esta é uma das razões pela qual a mãe Hypnobirthing tem um parto mais confortável. No entanto, o programa não é direcionado apenas para a mãe, pois o casal deve, sempre que possível, trabalhar em equipa para que o nascimento resulte numa experiência positiva, harmoniosa e inesquecível.

You cannot copy content of this page